domingo, julho 30, 2006

Segurança nas ruas

Relativamente à segurança, existe uma excepção que convém desde já mencionar: neste país roubam-se carros à brava. Desaconselho vivamente visitar a Polónia com um autóvel de matrícula não polaca. Se tiver mesmo de ser, é bastante inteligente deixar o carro num parque vigiado. Ver um automóvel polaco por dentro, e os sistemas anti-roubo que eles têm é bastante curioso (o volante trancado é um opcional, mas literalmente fechar a caixa de velocidades com uma chave é algo de bastante usual em todos os carros).

Tirando isto, sinto-me bastante mais seguro em Cracóvia do que em Lisboa (ok, o facto de em Lisboa morar perto da Morais Soares vicia esta análise). Além disso, às 4 da manhã já é madrugada e quase não é necessária luz artificial. Assim, é perfeitamente natural e seguro circular a pé por qualquer área do centro de Carcóvia, a qualquer hora do dia e noite. Não se vêem tanto sem-abrigos, tantos desocupados ou simplesmente malta com um aspecto ranhoso como em Lisboa, necessitando uma pessoa de se preocupar exclusiamente em encontrar o caminho para casa após noite de copos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é porque nao estiveste em Wroclaw depois das 5h da manha...

André Pereira disse...

EU de momento estou a fazer ERASMUS em Wroclaw (nesta bela cidade polaca) e ainda não tive problema nenhum... vou ficar cá um ano...

Felizmente tudo tem corrido às 5 maravilhas