sexta-feira, julho 28, 2006

Choque Cultural #1

Há quem diga que em Portugal o civismo não reina, que somos pouco educados, e assim. Pois bem, uma coisa que não esperava ver num país europeu eram comportamentos do tipo salve-se quem puder.
Situação 1:fila de supermercado, ligeiro olhar para trás e quase imperceptivel desvio para a direita (ou esquerda, é irrelevante o lado); se a fila avança e nós não durante 0,5 segundos, acto imediato, somos ultrapassados à grande.
Situação 2: cantina, pessoas com os tabuleiro, demora-se mais de 2 segundos a avançar, zás, alguém nos ultrapassa na fila, todo contente.

Segundo fontes polacas, esta de facto é uma situação conhecida. O seu individualismo. Agora perceber porque são assim tão individualistas é que me vai demorar mais tempo.

Por contraposição, e pelo menos nos transportes públicos, a malta é bastante educada com o pessoal mais provecto. Imediatamente se levantam para dar lugar a alguém com mais de 65 anos se homem, ou 58,6 anos se mulher. Pessoalmente quer-me parecer que é por medo de represálias no caso de não se levantarem. É que o olhar de algumas velhotas não é propriamente meiguinho. Eu, como me quero adaptar bem, e também tenho a minha dose de cobardice, mal vejo um velhote a 25m em qualquer situaçao em que esteja sentado, logo me levanto.

1 comentários:

Unknown disse...

BINGO !!!!!!!!AGORA ACERTASTE EM CHEIO.