Iniciativa da Embaixada da Polónia em Lisboa, decorrem entre 20 a 29 de Abril, contam com uma programação inédita: uma exposição que coloca lado a lado, os processos de transformações da história recente da Polónia e de Portugal, uma conceituada exposição sobre judeus polacos, um concerto, uma mostra de filmes infantis e uma conferência. Uma oportunidade única para conhecer a cultura do passado mas também as novas produções e os novos criadores polacos.
EXPOSIÇÃO “DEMOCRACIA EM CARTAZ. O SOLIDARIEDADE E A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS NAS ARTES GRÁFICAS”
Esta exposição pioneira coloca pela primeira vez, lado a lado, cartazes pró-democráticos do movimento polaco Solidariedade e cartazes alusivos à Revolução do 25 de Abril em Portugal. Os 100 trabalhos marcantes ilustram o caminho de duas sociedades distintas por um objectivo comum, construindo um relato de grande valor histórico. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Museu do Cartaz em Wilanów e o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
20–29 de Abril: Casa de Serralves
CONCERTO DE LESZEK MOŻDŻER
Ao palco do Auditório da Fundação Serralves sobe Leszek Możdżer, pianista, compositor e produtor, considerado a grande revelação do jazz polaco da última década. Para o concerto no Porto, Leszek Możdżer traz um repertório variado que inclui, para além das suas composições, música do século XII, obras de Fryderyk Chopin e composições de Krzysztof Komeda, compositor polaco conhecido pelas bandas sonoras, entre outros, de alguns dos filmes de Roman Polański.
20 de Abril: Auditório da Fundação Serralves
EXPOSIÇÃO “E AINDA VEJO OS SEUS ROSTOS – FOTOGRAFIAS DE JUDEUS POLACOS”
No Centro Português de Fotografia, abre ao público uma exposição que já esteve patente nas galerias mais reconhecidas de todo o mundo. “E ainda vejo os seus rostos – fotografias de judeus polacos”, da autoria da Fundação Shalom, retrata as pessoas simples sobre as quais a história não se debruçaria. As fotografias eternizaram silhuetas, sombras de casas, sorrisos e sobretudo os rostos dos judeus polacos, mergulhados na vida quotidiana.
22 de Abril – 3 de Junho: Centro Português de Fotografia
CICLO DE CINEMA INFANTIL
No dia 21 de Abril, arranca o Ciclo de Cinema Infantil, no Auditório da Fundação Serralves, que inclui o filme “Árvore Mágica”, uma das produções polacas mais bem sucedidas da última década e “Rei Mateuzinho Primeiro”, um filme de animação baseado num dos mais belos contos infantis polacos, de Janusz Korczak. Numa parceria com a Comissão Europeia, será também apresentada a edição portuguesa do poema infantil “Locomotiva”, de Julian Tuwim, com ilustrações de Paulo Galindro.
21 e 28 de abril 16h00 – “ÁRVORE MÁGICA” 22 e 29 de abril 11h00 – “REI MATEUZINHO PRIMEIRO”: Auditório da Fundação Serralves
SEMINÁRIO SOBRE WISŁAWA SZYMBORSKA
Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto realiza-se um seminário sobre Wisława Szymborska, a notável poetisa polaca, Prémio Nobel da Literatura. Neste seminário a tradutora, Teresa Swiatkiewicz apresentará a colectânea de poemas “Um Passo da Arte Eterna”, pela primeira vez com tradução portuguesa. Será também exibido o filme “Por vezes a vida é suportável”, um documentário que reflete a poetisa tal como era: modesta, sábia, com uma excepcional e apuradíssimo sentido de humor.
24 de abril 15h00: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
0 comentários:
Enviar um comentário