domingo, fevereiro 13, 2011

Sistema de ensino da Polónia

No esquema de cima encontra-se representada de forma simplificada a maneira como está organizado o sistema de ensino na Polónia. Para não ser maçudo e porque também não domino muito bem o tema, deixo só alguns tópicos do que pude ler.
- Apesar da pré-escola não ser obrigatória, cerca de 60% das crianças polacas entre os 3 e 6 anos frequentam-nas. Sim porque, só no início do próximo ano lectivo as crianças passarão a entrar na escola primária aos 6 anos (actualmente fazem-no aos 7).
- A escolaridade obrigatória dura 10 anos, incluindo um chamado ano zero (zerówka), 6 anos de primária e mais 3 anos chamados gimnazjum.
- Depois disto, existem várias hipóteses para o ensino secundário. O liceu normal (3 anos), o liceu especializado (3 anos), escola técnica secundária (4 anos). Ainda existem outras possibilidades como se pode ver pela figura.
- Para quem queira entrar no ensino superior, tem de fazer um exame chamado “Matura”, que tem uma componente de exame externo escrito e avaliação oral pelos professores da escola. Além disso, existem outros exames que podem ser necessários na selecção para o ensino superior.
- No ensino superior existem basicamente duas possibilidades. Há uma vertente de estudos superiores profissionais (3 ou 4 anos) que possibilitam a obtenção do título de licenciado (e.g. em Economia) ou de engenheiro. Ou então, os mestrados (5 ou 6 anos).

0 comentários: