sexta-feira, julho 09, 2010

História da Polónia às três pancadas - XIX

Para descrever o que se passou na Segunda Grande Guerra Mundial na Polónia de forma minimamente assertiva e não maçuda, será feito por partes.
Durante a guerra, milhões de civis - incluindo virtualmente todos os judeus polacos - estavam destinados a serem executados em campos Nazis de concentração (http://en.wikipedia.org/wiki/Nazi_concentration_camps) que pouco após a invasão foram estabelecidos em território ocupado. Simultaneamente, os que eram feitos prisioneiros pelos soviéticos tinham como destino os não menos infames gulags (campos de extermínio pelo trabalho) - http://en.wikipedia.org/wiki/Gulag .
Logo na primavera de 1940 ocorreu um dos eventos que mais marcou (e ainda marca) os polacos: o massacre de Katyń (http://en.wikipedia.org/wiki/Katyn_massacre). Numa frase, Estaline decidiu eliminar a elite militar e de intelligentsia (médicos, professores, juristas) da Polónia num total de 21768 pessoas. Este massacre foi sempre negado pelos soviéticos até 1990.
A parte mais ocidental da Polónia foi desmembrada e integrada (p.ex Poznań) em territórios alemães já existentes, ou criadas novas zonas alemãs (ex. Gdańsk). Tudo o resto, incluindo Cracóvia e Varsóvia ficou sob administração alemã, que foi uma estrutura que visava explorar o trabalho dos polacos enquanto a guerra durasse. Aqueles que viviam na zona ocidental-central foram obrigados a deslocar-se para o centro da Polónia de modo a facilitar a germanização. Quem era de Gdańsk não precisava de se mudar, desde que mudasse para nomes alemães e naturalmente nacionalidade também.
Nota: Baseado no resumo do livro "The Rough Guide to Poland".
Nota II: O mapa mostra a não só a realidade das fronteiras da Polónia em 1937, bem como a diversidade cultural que tinha.

0 comentários: