terça-feira, fevereiro 16, 2010

Todo Terreno na Polónia

Jipes é coisa que não vi muito na Polónia. SUV's sim, é fácil detectar uns quantos (inclusive aqueles sorvedores americanos de gasolina), com destaque para o RAV4 que se vende particularmente bem por estas bandas.
Mas com jeito, ainda se conseguem ver uns jipes usados no dia-a-dia. O primeiro dispensa apresentações, e é de facto um dos melhores jipes que se podem ainda hoje comprar. O preço é que é sempre puxadote. Como não podia deixar de ser, vi este Mercedes várias vezes em pleno centro de Varsóvia no mesmo sítio e só lhe falta o snorkel e mudar os pneus para ir para a lama em estilo.
O outro, é mesmo um puro e duro e vi-o em Rzeszów (sudeste da Polónia). Demorei um pouco para saber qual a marca, mas acho que seja um UAZ-469. Feito na Rússia, a wikipedia dá mais umas luzes sobre jipe basicamente usado pelo exército. O Jeremy Clarkson já guiou um destes no Vietnam, e vamos lá, não ficou muito bem impressionado. Teve azar, pronto. Ou escolheu um péssimo exemplar. Mas, olhando para as especificações técnicas, um motor a gasolina com 2500cc, 75 cv e 1600kg de peso, e tendo visto alguns vídeos, todo o terreno com isto tem de ser prego a fundo. Por 5000 Pln (1250 Eur) já se consegue comprar um destes de 1992! Mas claro, comprar na Polónia um jipe do exército russo é particularmente estúpido.

3 comentários:

Paola disse...

Olá! Sou brasileira, a cursar mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade de Lisboa. Ao procurar informações sobre a Polônia, seu blog pareceu-me muito interessante. Você é estudante Erasmus? Como já passei desta fase (30 anos já é estar velha para Erasmus), você sabe algo sobre mestrados ou doutorados (ministrados em inglês)na Polônia?
Sei que este comentário não tem nada a ver com seu post, mas, como gostei do seu blog, talvez você possa me ajudar. Desde já, agradeço-lhe!

Paola disse...

E você ainda foi de carro da Polônia a Portugal? Com todo respeito, que INVEJA!!

Geraldo Geraldes disse...

Nos meus idos tempos de estudante a faculdade onde andava não tinha acordos para Erasmus na Polónia :(. Trabalhei foi 2 anos lá.
Mestrados e doutoramentos em inglês sei que há. Mas a área jurídica-política não é a minha, pelo que não sei exactamente quais e onde. Talvez nos foruns (portugueses na Polónia e polacos em Portugal) haja quem saiba mais infos concretas