domingo, fevereiro 28, 2010

EDP Renováveis na Polónia - Energia Eólica

Em finais de 2007, a EDP Renováveis entrou no mercado da energia eólica na Polónia. Para ser totalmente correcto, foi a EDP (através da Neo Energia) que adquiriu a empresa polaca Relax Wind Parks detentora de 1022 MW de portfolio bruto por 54 ME. Só em 2008 é que ocorreu o spin-off. Em todo o caso, na Polónia a subsidiária chama-se Neolica Polska.
Nestas coisas da energia eólica, é sempre preciso sempre ter uma análise crítica face aos valores de MW em pipeline. É que quando se fala que têm 1000MW, quer dizer que no total de projectos que estão a trabalhar, esse é o valor se tudo corresse a 100%. Não corre. Aliás, desde o início até à entrada em operação de um parque eólico, nunca menos de 7 anos. Daí a EDP ter entrado na Polónia logo pela compra de uma empresa que já tinha pelo menos um parque a jeito de começar a ser construido. Foi pois em 2009 que entrou em funcionamento o parque de Margonin (fica uns 120km a norte de Poznań) com uma capacidade de 120MW e que faz parte de um parque planeado que quando finalizado terá 240MW. E com 120MW é o parque de maior dimensão na Polónia, sendo que o segundo tem praticamente metade da dimensão, estando assim de acordo com o objectivo da EDP Renováveis de ser o líder na Polónia. Convém referir que a potência eólica instalada na Polónia é de 725MW (tendo duplicado sempre entre os anos 2005 e 2008), em Portugal são 3535MW e na Alemanha (que em termos de condições de vento é muito similar à Polónia) são 25100MW.
É pois um mercado com uma capacidade instalada diminuta, e em que o principal óbice a um maior crescimento nem é tanto a burocracia (que é grande e chata), mas sim as fracas condições da rede eléctrica. A zona com melhores condições de vento situa-se na plana faixa de costa entre Gdańsk e Szczecin, e de facto foi onde surgiram a maioria dos primeiros parques de média dimensão pois aqui é relativamente fácil encontrar ventos de 7 ou 8m/s. Mas uma vez que é uma zona com pouca população, a rede eléctrica é fraca, o que dificulta/impossibilita mais ligações. Na Polónia, zonas elevadas só no sul, e o vento é demasiado inconstante, por isso ao contrário de Portugal, as torres estão sempre em planícies.
Além do mais, outro grande problema são os carecas da Quercus lá da Polónia. É que as zonas com melhor vento ficam quase invariavelmente em zonas de protecção natural, e ainda se mantém aquele mito de que as pás das torres são uma chacina para a passarada. Tendo em conta que centrais eléctricas a carvão são aos pontapés na Polónia, é curioso que se ponham tantos obstáculos ambientais à energia eólica.

4 comentários:

zekarlos disse...

Sei que este meu comentário não se enquadra neste post, mas como a minha namorada tb é polaca resolvi dar uma vista d'olhos pelo blog e gostei! :)
Ela também tem um blog que nos dá, pela sua vez, a sua visão de Portugal.

http://moja-portugalia.blogspot.com/

Um abraço e, quem sabe, até um dia (aqui ou na Polónia) :)

Geraldo Geraldes disse...

Brigado. Já dei uma espreitadela e coloquei o link. Abc

Unknown disse...

Mto brg! :)
Já agora, a minha namorada está a fazer um site sobre eventos culturais na Polónia, tipo motor de pesquisa, em que qq pessoa se pode registar e anunciar ou pesquisar qualquer tipo de evento cultural...

http://www.kultura.info.pl/

Se por acaso ainda mantiveres contacto com pessoal polaco, pode ser que estjam interessados em participar no site...
Mais uma vez obrigado

Unknown disse...

Sei que já começo a ser chato, mas queria perguntar uma coisa, sabes se há algum restaurante, supermercado ou loja polaca em Lisboa? Ou mesmo em Portugal?