sexta-feira, outubro 23, 2009

Mitos VII - Na Polónia só há católicos

Em 17.8.06 tinha escrito que só iria falar de religião uma vez no blog, de forma a não transformar isto num pasquim. Mas é impossível conter essa resolução. Começando por algo suave, uma referência ao facto de além da religião católica, e do (em muitíssimo menor número agora) judaísmo, existem outras religiões praticadas na Polónia.
As fotos que coloco foram tiradas numa igreja ortodoxa em Wrocław, e como eu é mais bolos, explicações elaboradas ficam para outra altura (e pessoa também). Basicamente as diferenças que vi começaram logo com o folhetim escrito em círilico. Além disso, quem estava presente lembrava uma qualquer igreja portuguesa (ie, pouca gente e os poucos presentes tudo rapaziada da velha guarda).
Incrível como esta igreja polaca está localizada numa cidade que há 65 anos era parte da Alemanha e muitos dos seus crentes são pessoas que há 65 anos viviam no que é agora território da Ucrânia.

2 comentários:

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Como é o movimentos religioso evangélico, protestante e outras denominações (SUD, Test. de Jeová, adventistas...) Por favor nos informe correspondente :-)

Geraldo Geraldes disse...

Não faço ideia do pouquíssimo peso que tenha, porque católicos representam 95%. Depois existem os ortodoxos e os judeus, mas em baixo número.