sábado, junho 06, 2009

Crianças, para a Polónia rapidamente e em força

E digo isto no seguimento das palavras do excelso Tiagowski para uma reportagem no DN, as quais passo a citar: "Sinto que o mapa da Europa é infinitamente mais pequeno do que imaginava em criança". A dita reportagem está em http://dn.sapo.pt/gente/interior.aspx?content_id=1255369 (edição de 6.6.2009, caderno Gente).
Há todavia alguns pontos que me deixam na dúvida, a saber:
- Logo no início faz-se referência ao facto de ter aulas de polaco. Mas nada depois se diz sobre quais os resultados dessas aulas, sobre quanto tempo necessitou até começar a falar polaco;
- A parte dos terríveis invernos e de que "podem passar-se meses sem que vejamos a luz do Sol". Exagero, puro e duro. Agora podem haver situações em que de facto isso aconteça, principalmente se durante o fim de semana se apanhar uma bezana, deitar-se às 6 da matina e acordar às 4 da tarde. Aí sim, claro, não vê o Sol. A Polónia não é nenhuma Bélgica ou Holanda, paises sim com tempo realmente cinzento.
- A páginas tantas a jornalista refere que desde a adesão da Polónia à UE houve uma desvalorização da moeda local face ao Euro. Falso. Aliás, teria sido muito estranho se isso tivesse ocorrido. Um país entrar numa situação de maior estabilidade, de maior investimento, e a moeda desvalorizar. Mesmo com a grande desvalorização do Zloty nos últimos 9 meses (face à crise mundial), a cotação continua acima do valor que tinha quando entrou na UE (1 Maio 2004). Aliás, umas linhas a seguir o Tiagowski refere que "...houve uma melhoria enorme no nível de vida médio que a classe média apresenta e têm hoje um poder económico bastante superior...". Então primeiro diz-se que os preços aumentaram e a moeda desvalorizou, para depois se referir que houve melhoria no nível de vida?? Quer dizer que houve então um aumento salarial de tal modo que compensou os dois primeiros efeitos? Kafka não daria melhor aula de Economia!
Em todo o caso, cada vez mais parece que a Polónia está na moda. Só quando eu lá estive é que ninguém se lembrou de me contactar também para entrevistas. Malandros!

3 comentários:

Tiagowski disse...

É verdade, pá! Está aí uma grande confusão! Sim, eu queixei-me da desvalorização do PLN nos últimos meses mas nunca lhe disse que havia alguma relação entre isso e a adesão à UE. Enfim...

Quanto aos Invernos... eh pá... confirmo... disse-o... e repito-o para quem quiser ouvir! É do crl às 14h ser noite cerrada!

Em relação ao aprender polaco... ela foi buscar algo que eu terei afirmado inocentemente em 2006 mas não me perguntou pelo resultado final! :P Apenas lhe disse que nunca poderemos estar 100% integrados num país sem dominar o idioma local!

Anyway, a melhor parte do artigo só está disponível em papel!

Geraldo Geraldes disse...

Pois sobre as considerações sobre a economia, é pena o Word só detectar erros de ortografia, não de estupidez.
14h noite cerrada?! Portanto, segundo esse raciocinio em Estocolmo é noite cerrada às 12h,não? 15.30h é verdade durante mês e meio, 14h é a mais pura das falsidades, ponto final parágrafo! :p .
Afirmação inocente uma ova. E já agora, a melhor parte do artigo até podia estar bem melhor se o "artista" da fotografia tivesse tirado uma foto que....não se parecesse com uma fotomontagem :).

Luis Maia disse...

Não deve ser no mesmo país onde vivi... 14h noite cerrada?!
E quanto á desvalorização do złoty parece-me ser temporário porque apesar da previsão para o Euro entrar em circulação em 2012 existem previsões de antecipação para este ano devido ao panorama económico.