domingo, dezembro 14, 2008

Viagens na terra de outros - Malbork

Quem visita Gdańsk, dificilmente pode preterir uma saltada à cidade de Malbork, que fica a umas escassas dezenas de km a sul (a caminho para Varsóvia). A cidade em si, não tem mais nenhum interesse, a não ser pelo coiso de Malbork. Digo coiso, porque ainda me custa usar o nome castelo para definir uma coisa feita com tijolos. Nos tempos em que Portugal era um país à séria, o que se fez cá foram castelos mas com pedras. Calhaus mesmo. Não tijolos, pfff.
Bem, o que é facto é que este é o maior castelo gótico em tijolo do mundo. Aqui está um exemplo então da capacidade e engenho polaco! Ou daí talvez não, isto porque na verdade esta fortaleza foi construida pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos no século XIII, que de polacos tinham pouco (eram da Prússia). Ainda em processo de reconstrução após os danos da II Guerra, vale a pena uma visita de um par de horas.

Nota: As fotografias, que normalmente já têm garantida uma má qualidade, principalmente no caso da primeira foto, são absolutamente péssimas. Tudo porque o fotógrafo de serviço se esqueceu que em dias de chuva, convém limpar a objectiva de pingos de água ou embaciamentos.

3 comentários:

Ricardo disse...

Há cerca de quatro anos atrás estive em Malbork, no pico do Verão. Vi o castelo por fora e gostei mas quando vi o preço das entradas fiquei-me pela parte de fora.

Quando acaba a "silly season" e começa a "fucked up season" as entradas ficam mais baratas. Chamem-me forreta ou o que quiserem mas pagar - e bem - para ver o tal castelo de tijolo burro com centenas de turistas locais e estrangeiros... na... não é para mim.

Anónimo disse...

dá uma olhada nessa matéria sobre a decadência da educação de Portugal!!!

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=112123&sdata=2008-12-21

abraço

anderson

Anónimo disse...

E o Anderson dê uma olhada na pouca vergonha das terras de Vera Cruz...

http://www.eenet.org.uk/newsletters/news4_port/p6a.shtml

Quem tem telhados de vidro não atira pedras!