domingo, junho 08, 2008

Arroz polaquinho

Várias marcas vendem por aqui embalagens de arroz com este aspecto: embalagem de cartão contendo quatro saquetas de 100g cada e um saquito de sal também. Começo pela questão da quantidade de sal: 25g! Assumindo que cada saqueta corresponde a uma dose individual, se usar o equivalente em termos de sal, excedo já a dose diária de sal recomendada (5,5g). Isto se calhar prova que também na Polónia a malta gosta da comida bem carregadinha de sal.
Quanto às saquetas, convém prestar atenção às instruções de uso:

Resumindo a figura, o arroz cozinha-se mandando as embalagens para dentro do tacho, deixa-se aquilo a cozer uns 20 minutos, e depois é só tirar/cortar o plástico das embalagens, colocar no prato e já temos um belo acompanhamento de arroz....deslavado (talvez com um leve travo a plástico).

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, o alentejano ja esta a duas semanas a cuzinhar bifes a portuguesa no le scandal na Place Nowy. Ate agora nada de tugas no sitio. Pedidos especiais sao bem vindos. especialmente nos jogos de portugal. passa palavra.
Um abraco.
Miguel

Anónimo disse...

Temos de juntar um grupinho para lá ir provar os famosos bifes!

Estás lá todos os dias? Os pratos portugueses estão na ementa ou temos de dizer "ah e tal ouvi dizer que fazem!"?

Ricardo disse...

Por acaso acho esse arroz bastante prático e rápido de se cozinhar mas lá se vai o sabor do inconfundível "estrugido", como se diz na minha terra...

A dose de sal que os polacos põem na comida é de facto assinalável e talvez isso lhes "puxe" a Żywiec ou Okocim em dose exagerada também...

Até as pizzas são salgadas como o catano, ainda ontem encomendei uma pizza e passei o resto da noite a bebericar água Żywiec Zdrój. Ou seriam os nervos do jogo Portugal - República Checa? :)

Rui Vilela disse...

Foi um escândalo por estes lados quando viram-me com a tesoura a cortar as saquetes do arroz antes de cozinhá-lo.

É prático para arroz simples, ou pós-misturado. Agora para arroz de qualquer coisa é mais complicado

Anónimo disse...

Caro Tiago, o bife e a portuguesa mas com um nome adaptado " Pijany stek " ou bife bebado.Eu estou no l scandal, segundas e tercas, sextas e sabados. O meu contacto: 518 723 276 ou biuro@scandale.pl
Ca vos aguardo
Miguel

Anónimo disse...

Entendo que temos um português do Alentejo a cozinhar num restaurante polaco com nome francês.

Bem... temos de organizar uma caravana para irmos petiscar as iguarias nacionais!

p.s. Este fim de semana encontrei-me com o excelso autor do blog Divina Polónia e só tenho a dizer que foram umas horas bem passadas e que espero se repitam de novo.

ab

Geraldo Geraldes disse...

Excelso! Aqui está uma palavra que raramente ouvi/li. Também espero que consigamos combinar mais coisas no futuro.
Quanto à paparoca Miguel, definitivamente da próxima vez que for a Cracóvia tenho de ir aí. Agora a rapaziada a viver em Cracóvia é que não tem desculpas acerca de não arranjar um bom sitio para comer bem.
Imagino Rui, que pensaram que eras tolinho por estar a tirar o arroz dos sacos.

SKL disse...

Boas,

que sitio e' esse em Cracovia que recomendam aqui?

um abraco

Romeu

Geraldo Geraldes disse...

Boas Romeu. Epá,o Miguel já disse no primeiro post o nome e a localização: Restaurant Le Scandal, sito na Plac Nowy - Kazimierz.
Um restaurante que já tinha pinta, mas que agora com um tuga agarrado ao tacho, ainda subiu a fasquia :). Abraço

Anónimo disse...

Boa noite,

Estou a uma semana de ir para a Polónia, estudar para já.
Como se não bastasse não ter casa e não saber uma palavra em polaco vejo este pequeno texto sobre arroz...arroz dentro de um saco plástico...arroz com 5 gramas de sal para 100 gramas + sabor a plástico...
Bem, começo a ponderar as coisas!

Joana

A menina que baila disse...

estes saquinhos de arroz há em todo o lado..... não
é so na Polska :)