sexta-feira, maio 16, 2008

Febre da bola

Falta cerca de um mês para o início do Euro2008, e em Portugal já se anda a entreter o povo com o analgésico preferido pela maioria: futebol. Portanto, desde há uns dias e nos próximos 2 meses, a nossa fulgurante economia que vai crescer a uns assombrosos 1,5% vai ser relegada para 2º plano. Até porque sabemos bem de quem é a culpa disso: dos Espanhois cuja economia também se retraiu e dos tipos da OPEP e dos especuladores do arroz. Malandros.
Não digo que na Polónia não se fale em futebol, e muito mais quando eles vão organizar o Euro2012, mas da experiência que tive na Polónia, tirando os holligans apoiantes das equipas, a população em geral só liga à bola em situações excepcionais. Por exemplo, estou a lembrar-me da dificuldade que tive em encontrar um bar para ver o último jogo Portugal-Polónia em Setembro do ano passado. Estava numa cidade grande (Gdańsk), e não foi fácil encontrar uma TV a passar a bola, havendo mesmo sitios que tinham TV mas que estavam a passar.....concertozinho jazz.
Não estou com isto a dizer que os polacos são mais resistentes ao conceito de "pão e circo" que os portugueses. Prefiro não dizer qual é o "circo" mais popular na Polónia, mas em Portugal nada melhor do que o futebol para entorpecer a plebe. Irra, que mete fastio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu já estou infectado com esse vírus... e gosto! Portugal! Portugal! :-)

Anónimo disse...

Não é por nada mas o futebol entretem ainda que seja de mau qualidade aqui na Polónia ou então igualmente em Portugal. Mas confesso que começo a er outras alternativas. Pelo menos Europeus, Mundiais finais de competições de clubes sou um consumidor presente. Quando ao resto lá vou ouvindo a contra gosto as desgraças do meu Benfica.

Gonçalo Figueiredo Augusto disse...

1,5%??? A culpa é da malta que nao trabalha nada!!! Malandros!!! Olhem para a Alemanha o que se farta de crescer... Ehehehehe

Fernando Pires disse...

Viva!

Por acaso em Łódź não tive dificuldade em encontrar um bar com o Portugal-Polónia. Mais, apercebi-me que um bar passou o Portugal-Sérvia, e consegui ver descontraidamente num bar o Portugal-Finlândia na companhia de uns amigos finlandeses, enquanto os polacos vibraram com a Polónia na televisão ao lado.
Na minha curta estadia por terras polacas fiquei com a impressão que eles são fortes entusiastas de futebol e de desporto em geral. Cheguei a ver voleibol em directo às 8 da noite no principal canal público. Em Portugal seria a chamada 'hora nobre' na Polónia não é bem assim... ;)