terça-feira, novembro 20, 2007

Polónia social

Polónia, país com crescimento bestial, desemprego diminui brutalmente, centros comerciais a abrir que nem cogumelos, malta a especular em apartamentos, and soione. Mas como em tudo na vida, há sempre as pessoas menos favorecidas.
A imagem não é bem visivel, mas foca-se em duas pessoas que andam com carrinhos de mão, pelo centro da cidade (neste caso, Wrocław), para recolher basicamente lixo (cartões, plástico, etc). Claro está que para recolher lixo, é necessário procurar nos caixotes do lixo, e já por várias vezes vou a por o lixo nos contentores, e lá está uma pessoa à procura de coisas que para mim não têm valor, mas que para outros servem de meio de sobrevivência. Isto são o tipo de situações que dão sempre que pensar. Mas tal como em Portugal, também aqui, a minha acção fica pela reflexão de como ajudar estas pessoas.

7 comentários:

sofia disse...

Olá,

Estava a pesquisar na net sobre a polónia e encontrei o teu blogg.
Parabéns, gostei muito!!

A razão da minha pesquisa foi por ter recebido uma oferta de trabalho para a Polónia, deixou me pensativa!!

Vou continuar a ler! Para tirar ideias do que posso encontrar se aceitar a proposta!

Tenho uma séria de dúvidas, logo eu que não sou nada aventureira!!

Saudações
Sofia

António Rebordão disse...

Olá Geraldes,

Continua a observar e a partilhar o que vês e senrtes. Adora visitar Torun, Gdansk, Wroclaw e Poznan de novo mas parece que a oportunidade não se avizinha.

Abraços

António Rebordão disse...

Faltou-me esvrever um "va" em "Adora"...

Anónimo disse...

Olá, Geraldo!
Planejo visitar uma amiga em Varsóvia ano que vem, e em razão desses planos,faz tempo que tudo relativo à Polônia me desperta interesse,só que já estava cansada de páginas que só tratavam de assuntos lugar-comum;de uma Polônia for export.Achei o blog por acaso, e foi uma grata surpresa.Era o que eu procurava: as impressões sinceras de um outsider!Além de tudo,tenho que dizer que virei fã...acho a sua escrita divertidíssima!Vou continuar acompanhando!

Saudações do Brasil,

Juliana

SKL disse...

Boas,

como e' ke isso te esta' a correr agora em Poznan? espero que bem.

Um abraco

Romeu

PS: A ver se da' para nos encontrarmos qd for ai a Poznan

Anónimo disse...

Wroclaw e uma cidade boa! Amo Wroclaw :)

Anónimo disse...

Olá! pessoal eu sou brasileiro e pretendo ir à polônia no começo do próximo ano. parabéns pelo Blogg, apesar de que acho bastante interessante o jeito engraçado como os portugueses escrevem. é bem diferente do que estou acostumado aqui no Brasil, mas dá pra enteder.