sexta-feira, setembro 14, 2007

Viagens na terra de outros - Lublin

Quando me falam em Lublin, imediatamente me vem à ideia o facto de esta ter uma parceria com Viseu, como se pode ver pela foto. Agora, felizmente para a Polónia, a obsessão por rotundas ainda não chegou aqui. Situada no Leste da Polónia, Lublin é bastante conhecida pelas suas Universidades, nomeadamente Universidade Católica de Lublin cuja reputação é apreciável. Além disso, foi nesta cidade que surgiu o primeiro Instituto Camões na Polónia.
Sendo a maior cidade do leste, é significativamente mais pequena que Cracóvia (talvez tenha uns 350000 - 400000 hab). E dada a sua localização geográfica, também não é de estranhar que seja um pouco mais pobre. O centro histórico por exemplo encontra-se ainda algo degradado, mas nota-se um esforço de rehabilitação em curso. Com uma história de população judia bastante forte, pelo menos a cidade foi poupada a destruição durante a II Guerra Mundial, todavia durante os anos do comunismo, parece que o abandono foi palavra de ordem. Uma cidade interessante e bonita para visitar, mas que ainda está um pouco fora de mão para os turistas. De Cracóvia para Lublin (que em linha recta dista +- 300km, demorei 6 horinhas de comboio).
Nota: Foi aqui que também vi pela primeira vez trolei-bus, ou seja, autocarros que funcionam com aquela estrutura dos eléctricos no tejadinho. Curioso.

3 comentários:

fernanda f disse...

Não tem por aí alguns poetas polacos traduzidoz para português?
Tenho a Wislawa.

Anónimo disse...

Wislawa? Szymborska? Ganiou o premio de Nobel. Vergonha.....
Poeta que elogiava o Estalin, bleeeee

Ganças disse...

Ai, ai, ai... Nunca foste a Coimbra? Também há lá troley-buses! E em Lausanne, já agora... Mas é bom saber que, em qualquer viagem que tenha pela frente na Polónia, me basta imprimir algumas páginas do teu blog para ter um dos melhores guias turísticos à mão! ;) Volta depressa, rapaz!