segunda-feira, setembro 24, 2007

Parque Automóvel III - Táxis



Regra de ouro que me disseram é: "epá, coiso e tal, quando precisares de um táxi, não apanhes um ao acaso na rua, mas telefona para uma central antes." Curioso, porque eu que pensava que para apanhar um táxi numa zona central bastava acenar na rua, e um que estivesse livre pararia. Mas pronto, para evitar barretes dos grandes, todos os polacos têm o número de redes de taxis no seu telemóvel.
Quanto ao taxistas em si mesmo, e como sou estrangeiro vou caladinho que nem um rato, para diminuir a probabilidade de ser endrominado, se bem que já por uma vez um me perguntou qual o melhor caminho para ir (ainda para mais numa cidade que não é a em que vivo). Valeu que sabia naquele caso onde era, pois se não soubesse, já imaginava uma voltinha grande em Varsóvia. O estilo de condução, bom, é razoável, havendo no entanto tansos com T grande a conduzir. Da última vez, apanhei um que errou um desvio na auto-estrada e dirigiu-se para uma saida, corrigindo isso mesmo em cima pisando todo o tipo de linhas possíveis numa estrada. 1 km mais à frente vez inversão de marcha devido a trânsito parado (ainda na auto-estrada em obras,com uma faixa para cada lado separada por cones). Mas a cereja do bolo era foi ir com o carro a 80km e fazer uma saida de AE sem mudança engatada e a chover bemzinho, mas era algo normal, pois sempre que podia lá ia o carro a 80 ou 90km em ponto morto. Não admira que a embraiagem já tivesse entregue a alma ao criador.
Os bólides em si, podemos ver mais variedade que em Portugal. Naturalmente, que os Mercedes são a escolha mais vista para os mais recentes e de qualidade. Mas, depois há toda uma míriade de outras coisas a gasolina, muitas delas importadas em 53ª mão de não sei que país (p. ex. audi 100 2.8, opel omega 3.0 V6, bmw 735i ou o meu favorito até agora, um bmw M5 de 1985).

2 comentários:

Fernando Pires disse...

Fantástico o teu blog, e as tuas reflexões... Ainda não li 5% mas espero ter tempo para ler tudo. Vou estar 6 meses neste país e para já a minha opinião transcende as minhas perspectivas!
Continua com o teu blog!
Abraço

Anónimo disse...

Ola!
Que fixe que tive a possibilidade de encontrar o teu blog!Sou Polaca,moro em Cracovia mas um dia queria mudar-me pra Portugal um dia no futuro.;-)Simplesmente tou apaixonada por Portugal e por isto comeci a estudar portugues ha 2 anos...e agora posso ler as reflexoes de um portugues que escolheu Polonia como o "seu lugar" no mundo.Mesmo giro;-) Meus parabens e muito obrigada porque gracas a ti terei a possibilidade de treinar o meu portugues ao ler as coisas interessantes sobre o meu pais ;-)