terça-feira, agosto 21, 2007

Procurar trabalho na Polónia

Uma das primeiras coisas que um polaco pergunta sempre, é porque escolhi a Polónia para viver/trabalhar. E mais estranho é ainda quando digo que gostaria de ficar por cá mais uns tempos. Isto porque, desde a entrada da Polónia na União Europeia tem-se assistido a uma sangria de jovens trabalhadores para o estrangeiro, principalmente porque os salários por estas bandas são baixos, e não lhes dão para garantir uma vida consumista aos padrões da europa ocidental.
Todavia, muitos dos tugas que aqui estão têm salários bem acima da média da Polónia, e isso garante um bom nível de vida, ou na gíria, "bolas, com esse salário aí és Rei". Pessoalmente, desde há demasiados meses procuro um outro trabalho na Polónia, mas convenhamos que apesar de o país estar a crescer bastante, não é muito fácil um português encontrar trabalho aqui. Mas o sacríficio e a esperança poderão valer a pena, pois caso se encontre um trabalho desafiante num país destes, isso normalmente significa responsabilidades muito maiores face ao que se teria em Portugal e um mais rápido desenvolvimento profissional.
Mas primeiro há que evitar os trabalhos mal pagos (tipo € 500/600 líquidos mês) e estupidificantes, mas que basicamente é bem bom para um jovem polaco. Depois é preciso mandar para os sítios certos, vulgo empresas portuguesas, que serão o mercado-alvo a atacar. E se o AICEP da Polónia dá uma ajuda preciosa ao fornecer na sua página (http://www.ambasadaportugalii.pl/ic.html ) links para as empresas que estão por aqui, em 99% dos casos acaba-se por não se conseguir enviar o CV para a pessoa mais indicada. Quanto a sítios polacos onde procurar trabalho, dou o exemplo de dois portais: http://www.pracuj.pl/, http://www.jobpilot.pl/. Claro que já andam por cá uma http://www.michaelpage.pl/ ou uma http://www.hays.pl/. Como nota final, apesar de cada vez mais os polacos falarem inglês (muitas das vezes não muito bom), dá sempre jeito saber alguma coisa de polaco para trabalhar por aqui.

20 comentários:

Unknown disse...

Caro Geraldes,

Deixo-te a minha compreensão e desejos de boa sorte.

Sou daqueles portugueses que veio para a Polónia por razões do coração e não de trabalho. Por isso compreendo bem o que custa arranjar trabalho.

Por experiência própria, recomendo-te a teres umas aulinhas de polaco extras e olhares com atenção a Gazeta Wyborcza.

Se souber de alguma coisa que possa ser interessante, farei por enviar detalhers.

Geraldo Geraldes disse...

Boas Tilleul. Obrigado pelos votos de boa sorte.
Pois eu quanto a mim não vim para a Polónia por razões do coração, foi mais por trabalho.
Quanto às aulas extras de polaco, cada vez mais passa por ver por exemplo telenovelas polacas. A ver vamos se continuarei pela Polónia ou não, tentarei, mas também não fico por cá a todo o preço. Gosto, mas para compensar estar longe da minha família e oceano atlântico tem de haver compensações.

Anónimo disse...

Dzień Dobry amigos

Sou outro português a viver na Polónia em Łódź - por razoes de coração - já lá vão quatro anos!

Tenho estado no mesmo emprego mas o salário não me agrada apesar de pagar as despesas.

Penso que dominar minimamente o idioma polaco ajuda a encontrar emprego. Acreditem que ainda não enviei o meu C.V. para nenhuma empresa portuguesa... (shame)

Pozdrowienia!

Anónimo disse...

Ola Geraldes, nao sou portugues e sim brasileiro tenho 24 anos e estou prestes a casar com uma polonesa , e estou pretendendo ir morar por ai , mais expecificamente em wroclaw, mas como na maioria de nos faladores do idioma portugues , nao falamos polones , eu falo ingles fluente e obviamente irei aprender polones o quanto antes , mas como aprender um novo idioma nao e assim tao simples, vai demorar um pouco , eu pretendo tambem me formar ai na polonia ja estive verificando algumas faculdades eles tem bons precos e eu posso estudar em ingles , eu so gostaria de saber , na sua opiniao onde estao as melhores oportunidades para quem fala o portugues ,obrigado des de ja , PS:desculpe as acentuacoes inexistentes , meu computador tem teclado em ingles ! ¬¬ hehe

Anónimo disse...

opss.. Oportunidades de trabalho !

Anónimo disse...

ro Geraldes,

Eu há 3 anos fiz erasmus na polonia, tendo sido convidado a ficar mais um semestre após o erasmus como docente na faculdade, o que correu bastante bem. Agora de volta a Portugal, o bichinho da polonia ficou sempre e visto ter razoes sentimentais para voltar, decidi iniciar o envio de curriculums para as empresas portuguesas sediadas na Polonia. Mesmo falando Polaco, Ingles, Espanhol e Portugues, e ainda nao tendo obtido grandes respostas, a previsao nao me advem muito positiva.

Havera mais algum site ou opçao de empresas ou intermediario (agencias de trabalho) a quem enviar o CV?

As grandes empresas como Jeronimo Martins, entre outras dizem que nao estao a contratar e as cunhas devem ser mais que muitas.

Alguma recomendaçao?

Obrigado

contacto: filipeluisxavier@interia.pl

maria557 disse...

quanto ganha um servente de pedreiro na polonia? aqui ronda os 600 euros sera mais

Anónimo disse...

Ai ai Polónia Polónia....
Estou apaixonada... Também andei por lá a enviar CV's e a contactar as empresas da listagem do AICEP!
Mas acabei por voltar na altura das celebrações natalícias e por cá tenho ficado! (ou não...)

Este fim de semana dei um saltinho a Zakopane... ai ai.... uwielbiam!

Anónimo disse...

Olá, gostaria só que me deixassem algumas sugestões, tenho andado um pouco perdido à procura de emprego pela internet, enviar CV e Portfólios, mas nenhuma resposta no entanto. Em agosto vou para a cidade de Gdansk, tentar a sorte, vamos er no que dá. Agradeço alguma ajuda/sugestão. Obrigado e continuação :)

Pynhan disse...

mais um portugues, mais um coraçao encantado c a polonia....tou a pensar comecar a explorar as oportunidades de trabalho na polonia. algum conselho adicional ao que ja foi dito no proprio post?
cumnps

Geraldo Geraldes disse...

bem, o conselho adicional é talvez consultar o forum de portulacos, pois existe la informaçao mais actualizada e em maior quantidade.
Mas sem saber qual a formacao academica e experiencia profissional de cada pessoa, bem como o salario minimo a que estariam dispostos a trabalhar, torna-se dificil dar conselhos.
Mas o que foi dito no post há quase dois anos atrás mantem-se actual.

Geraldo Geraldes disse...

Minto. Agora que reli melhor as minhas proprias palavras, de facto a conjuntura é bem diferente. A Polónia nao vai crescer 6%, mas sim 0% ou assim.

Joao Teixeira disse...

Boa tarde, meus amigos "tugas"

Como ja vi por muitas das mensagens, eu sou apenas mais um que veio para a Polonia por razoes do coracao. (desculpem a falta de acentos, mas tenho teclado polaco). Ja ca estou a 10 meses (em Wroclaw) e a cidade e muito boa para viver. Apesar de ter trabalhado 10 meses para uma empresa portuguesa aqui, agora nao me vao renovar o contracto. Por isso ja ca estou a procura de emprego. Alguem sabe sites para procura de emprego na Polonia?(Ja vi nas mensagens alguns, mas quantos mais melhor). O meu problema e o polaco, por ser dificil, ainda nao sei falar muito bem (so "Arranho" o polaco), mas ja percebo quase tudo.

Se alguem souber alguma coisa, pf deem suguestoes a mais um "tuga" na Polonia.

Um forte abraco para todos desde Wroclaw

Joao

Anónimo disse...

ola, meus avos vieram da polonia em 1929 ,e recentemente consegui para mim e minha familia cidadania polonesa, ja tenho inclusive passaporte polones, gostaria de passar uma temporanda na polonia e sou barbeiro, gostaria de saber como posso fazer para achar um emprego de barbeiro na polonia..estando eu no brasil..

att claude bernard de araujo
claudebernard88@hotmail.com

Unknown disse...

Parece que são muitos os portugueses a sofrer do coração e aparentemente eu sou mais um! Ai estas polacas...
Sou professor de Educação Tecnológica e Designer em Portugal, mas em que poderei trabalhar na Polónia?! O Inglês ferrugento e de polaco... até agora uma dúzia de palavras, LOL

ricardo disse...

sou portugues vivo na englaterra trabalho num fich end chips a tres anos mas gostava se alguem me pudesse ajudar arranjar um nice trabalho na polonia in krovow ricardopestana79@hotmail.com

ricardo disse...

gostava de arranjar traba;lho na polonia em kracow trabalho n englaterra num fich end chips ha tres anos se alguem me pudesse ajudar ficava muito grto em mandar algumas formas para trabalho obrigado

ricardo disse...

gostava de arranjar traba;lho na polonia em kracow trabalho n englaterra num fich end chips ha tres anos se alguem me pudesse ajudar ficava muito grto em mandar algumas formas para trabalho obrigado

Unknown disse...

bom ano para todos como ja reparei so + 1 tuga a sofrer do coracao estou ca a 2 meses e e bastante dificil arranjar trabalho kando nao se fala a lingua mas a esperanca e a ultima a morrer a todos os tugas por ca varsovia se souberem de algo no ramo da hotelaria e puderem ajudar agradeco aki vai meu contacto witorgoncalves@gmail.com abraco

Anónimo disse...

eu adorava trabalhar na polonia por motivos de coracao, tive 2 meses a estagiar pelo programa leonardo da vinci e nao eramus, tenho europass e adorava mesmo trabalhar na polonia, mas nao sei onde procurar :( inclusive tenho amigos polacos a tentarem me ajudar, mas esta complicado arranjar algo, sou informatico se souberem de algo agradecia, apesar de ter gostado da cultura polaca tenho uma enorme paixao pela qual nao quero perder.. neste momento so o skype. :( saudades.