sexta-feira, agosto 17, 2007

Fumar na Polónia

Pelo que pude aperceber-me, na Polónia existem mais pessoas a fumar que em Portugal, e em termos de cigarros diários o número é quase idêntico. Ou então não, isto porque este é um assunto que me aborrece. Existem no entanto algumas diferenças bem notórias entre os dois países, a saber: o preço na Polónia é cerca de 1/3 inferior; existem muito mais marcas disponíveis e as mulheres têm aqui um gosto especial por um tipo de cigarros mais finos, mais compridos e mais caros (que em Portugal têm um público-alvo bem específico e mais restrito).
Mas a diferença maior reside no nível de civismo que por aqui se observa. Não só se vê mais pessoas à porta de edifícios a fumar, como em locais públicos (tipo restaurantes/cafés/discotecas), a fumarada é bem menor que em Portugal, mesmo quando muito dos sítios são caves. Aliás, já vi que em algumas discotecas nem é permitido estar na pista de dança de cigarro acesso sendo os prevaricadores alertados quer por seguranças quer por outros frequentadores. Aprovado! Assim sendo, apesar de continuar a ser incomodado e muito por actos egoístas de fumadores, sou-o em menor nível do que em Portugal.

2 comentários:

Hélio Félix disse...

Falaste do tabaco... também estive em discos que não era permitido estar com o copo na pista de dança. Assim, ninguém se queima, ninguém entorna bebida nos outros!

Anónimo disse...

Eu sou uma dessas mulheres (eu diria menina) que fuma desses cigarros mais finos e mais caros! lol
Em Portugal: Carelia de mentol, na Polónia Vogue de mentol...

Mas porque é que temos vogue em Portugal e não temos vogue de mentol?