sábado, dezembro 03, 2011

Jogadores polacos de futebol em Portugal

Assim de memória lembro-me de uns 5 jogadores polacos que fizeram boa figura no campeonato de futebol português. O Andrzej Juskowiak que jogou no Sporting entre 1992 e 1995, tendo como avançado marcado 25 batatinhas no campeonato. Sobre a vinda dele para o Sporting, cito aqui o fórum do SCP:


" Em Poznan foi duas vezes Campeão e o melhor marcador do Campeonato de 1989/90 com 18 golos, chegando à Selecção principal do seu país, estreando-se no dia 7 de Maio de 1992. Nessa altura já era a principal figura da equipa olímpica da Polónia, que viria a conquistar a Medalha de Prata nos Jogos de 1992, onde Juskowiak foi o melhor marcador do torneio, confirmando-se como um homem de área letal, com grande instinto pelo golo. Sousa Cintra conseguiu contratá-lo antes da realização dos Jogos Olímpicos, e apesar de das excelentes propostas que teve para vende-lo por muito mais dinheiro do que o tinha acabado de comprar, não abdicou dele, colocando-o à disposição de Bobby Robson para temporada de 1992/93."
Actualmente ele é presidente de um modesto clube de Poznan chamado TPS Winogrady, mas também já esteve na equipa técnica do Lech Poznan e também trabalha para a televisão polaca. 
Entre 1995 e 1999 jogou no Porto um avançado chamado Grzegorz Mielcarski. 41 jogos e 8 golitos. Nada de fabuloso. 
Claro que antes dele esteve em Portugal aquele guarda-redes do Porto com um nome esquisito: Józef Młynarczyk. Veio para o Porto em 1986 e aí ganhou tudo o que havia para ganhar até 1989. Depois  disso ainda continuou como treinador de guarda-redes no FCP. Mais sobre este bigodudo aqui
Ainda falando de guarda-redes, houve outro polaco (Andrzej Wozniak) que veio para o Porto em 1996 mas como tinha esse lugar tapado, na época seguinte foi para o Braga, tendo voltado à Polónia logo no outro ano.
Um dos mais recentes foi o médio Przemyslaw Kazmierczak, que basicamente andou entre o Boavista, FC Porto e Vitória de Setúbal entre 2007 e 2010 sem ter conseguido grandes resultados. Por isso voltou à Polónia, onde joga actualmente no  Śląsk Wrocław.
Por certo que houve mais jogadores polacos que jogaram ou ainda jogam em Portugal, mas acho que estes são os mais lembrados.  

5 comentários:

Paulo Rosa disse...

Está bom o artigo, mas esqueceste-te de dois jogadores. O Bartosz Slusarski que actualmente joga no Lech Poznan e foi considerado o jogador do ano na época em que actuou na UD Leiria. Mas o outro para mim, a seguir ao Juskowiak e ao Mlynarczyk foi dos melhores polacos que actuou em Portugal e dá pelo nome de Marek Saganowski. Actuou pelo Guimarães no ano em que foram despromovidos, mas fez uma época muito boa a nível individual. Várias vezes os comentadores das rádios enalteciam a qualidade que o jogador veio dar à Liga Portuguesa.

Tabuix disse...

Existe um outro que chegou juntamente com o Kaz - Rafal Grzelak. Também deu pouco nas vistas nos 2 anos que passou pelo futebol portugues!
Hoje em dia ainda existe um polaco com ligaçao contratual ao FCPorto, o guarda redes Kieszek...

Geraldo Geraldes disse...

Obrigado pela vossa ajuda. Como semi-analfabeto futebolístico, estes foram nomes que me escaparam :). Se bem que o nome Saganowski deveria ter-me lembrado.

Paulo Rosa disse...

Já podes deixar no blog o anúncio ao amigável entre Polónia e Portugal a disputar no dia 29 de Fevereiro em Varsóvia. Eu ainda ontem marquei o meu voo para Varsóvia, pois espero assistir ao encontro. Também pretendo ficar em Varsóvia por 2 noites e Cracóvia outras 2 noites. Como antigo residente na Polónia, que visitar em ambas as cidades? Onde resido (Inglaterra) tenho bastantes colegas polacos. A maioria fala-me mal de Varsóvia mas muito bem de Cracóvia. Se puderes deixa a opinião para o meu mail.

Geraldo Geraldes disse...

Boas. já tinha deixado no blog a possibilidade desse encontro, que se confirmou na semana passada, obrigado.
Numa frase, sim Varsóvia não encanta nada um turista, ao passo que Cracóvia é espectacular para visitar. Sobre o que visitar, se vires posts antigos com as etiquetas de Cracóvia e Varsóvia pode ser que te dê algumas ideias. Mas dado que são só 4 dias, não vale a pena fugir ao óbvio.