sábado, outubro 08, 2011

Eleições legislativas Polónia

Será no próximo domingo que na Polónia irão decorrer as votações para eleger o primeiro ministro. Se nada de surpreendente acontecer, o Donald Tusk deverá ganhar de novo. Todavia, o seu partido Plataforma Cívica (centro-direita liberal) não deverá ter maioria absoluta. De todo. Deixo aqui dois links da Euronews onde falam um pouco da campanha até ao momento: este e este
Para se perceber um pouco melhor contra quem concorre, o principal candidato da oposição, Jarosław Kaczyński do partido Lei e Justiça (PiS) publicou relativamente há pouco tempo, onde entre outras coisas se lê o seguinte:
"A Chanceler Merkel representa a geração de políticos alemães que querem reconstruir o poder imperial da Alemanha. Um eixo estratégico com Moscovo faz parte disso e a Polónia pode ser um obstáculo. O nosso país deve ser obrigado a submeter-se de uma maneira ou de outra. O ponto crítico é que Merkel quer que a Polónia se submeta, uma submissão suave, talvez, mas em todo o caso uma submissão".   
Ou " Eu não posso dizer que estou radiante com o investimento da Alemanha na Polónia ocidental. Podemos acordar um dia e verificar que estamos numa Polónia mais pequena".

0 comentários: