sábado, julho 30, 2011

Desportos da malta - Ciclismo

A propósito de ter encontrado estes empatas na estrada nacional algures pela Mealhada, lembrei-me que ainda não tinha abordado o ciclismo. 
Pelo que consegui pesquisar, apesar do grande gosto dos polacos por bicicletas, ao nível de grandes ciclistas de estrada polacos não me consigo lembrar de nenhum nome. Em todo o caso, a volta à Polónia em bicicleta teve a sua primeira edição já no longínquo ano de 1928. Vá-se lá saber porquê, ao invés de chamarem Wyścig Dookoła Polski, optam por uma denominação mais fácil de decorar como é Tour de Pologne.
E nem a propósito, inicia-se amanhã o Tour de Pologne, com início em Varsóvia e fim em Cracóvia. Prova com 7 etapas, por comparação com a Volta a Portugal, verifica-se que tem muitos circuitos (ou seja, repetem o mesmo traçado várias vezes na maioria das etapas). Além de que, decorrendo a prova maioritariamente no sul da Polónia (onde existem montanhas) é de menino que o mais alto que eles levem os ciclistas é a 1200m de altitude. Apesar de terem uma etapa que é um grande carrocel, não é um grande uso do Tatras, humpf.
Como curiosidade, numa das equipas polacas de ciclismo, a CCC Polsat Polkowice, consta lá um ciclista português chamado José Mendes (que até tem um blog). 

0 comentários: