domingo, dezembro 05, 2010

Business Roundtable Polónia II - artigo Jornal Negócios

Fazendo um follow-up do post de Outubro sobre a conferência "Business Roundtable Polónia", fica aqui o link para o especial de 8 páginas que o Jornal de Negócios dedicou.
Entre outras coisas, é possível ficar a saber que em 2009 o Investimento Directo de Portugal na Polónia foi de 79ME (face a 179 em 2008). Refere-se que existem actualmente 90 empresas polacas com capital português (em 2004 eram 24). Não surpreendentemente, fala-se das pazadas de dinheiro da União Europeia para que empresas ligadas a infra-estruturas (como a Strabag ou Skanska possam fazer o seu trabalho). 
Há também referências humorísticas, como quando a Directora da Agência Polaca de Investimento diz taxativamente que a barreira linguística não é um problema. Claro que não é, mas só para o polaco que está a vender. Falar em inglês representa 4/5 do caminho para pagar bem mais caro o que quer que seja.

Nota: Já agora, a parte mais importante de toda a conferência foi a revelação do comprometimento e sacrifícios que os executivos portugueses colocam no sucesso do negócio, pois dos 9 portugueses que trabalham na Biedronka (da Jerónimo Martins), 6 estão casados com polacas (se deram um chuto na esposa portuguesa ou eram solteiros não ficou claro) e um divorciou-se recentemente. Tudo em prol de melhor conhecerem a cultura local...certamente.   

0 comentários: