sábado, junho 26, 2010

Viagens na terra de outros - Olsztyn

Olsztyn revelou-se uma agradável surpresa. Situada na zona Nordeste do país quando se entra na zona dos lagos da Mazúria, tem cerca de 175.000 pessoas. O centro histórico está muito bem mantido, tem a particularidade de ser inclinado em relação ao pequeno rio que está a um topo, e o passado germânico é mais do que notório na arquitectura. O resto da cidade, tudo leva a crer que seja mesmo aquilo que me apercebi: porcaria de blocos comunistas.
Um dia nesta cidade não será mal empregue, pese embora os apressados consigam ver o castelo, catedral, anfiteatro e todas as ruas do centro histórico numas 3h. Mas vale bem a pena passar aqui um dia inteiro e mesmo pernoitar e uma noite, pois tem bons restaurantes e bares muito agradáveis. Esta foi também uma cidade onde viveu o tio Copérnico. Em 1939, apenas uma minoria dos habitantes falava polaco, algo que em 1945, e com a expulsão da população alemã acabou. Mais informação sobre a cidade em:
-
http://en.wikipedia.org/wiki/Olsztyn
- http://www.staypoland.com/about_olsztyn.htm

2 comentários:

PM Misha disse...

Parei em Olsztyn no caminho para Vilnius e pareceu-me uma terrinha agradável, tranquila e com boas condições para se ter uma vida boa. Ficou debaixo de olho, tenho de lá voltar com mais tempo.

Geraldo Geraldes disse...

Fiquei lá de uma noite, e realmente para desenjoar de Varsóvia e não ir para sítios óbvios (fora da altura das férias nos lagos) é uma boa opção para fim de semana.