sábado, setembro 26, 2009

Viagens na terra de outros - Kazimierz Dolny

Kazimierz Dolny fica a uns 150km a sul de Varsóvia (no eixo Varsóvia-Lublin), e é como assim dizer, o mais próximo de uma Sintra que podemos encontrar na Polónia. Paisagens muito verdejantes, com colinas, um centro histórico razoavelmente bem conservado e com bastantes pontos de interesse (tendo em conta a reduzida dimensão), e turistas aos pontapés nos fins de semana. É sem dúvida um spot perfeito para estudar o estilo do turista domingueiro polaco.
Não tem vista para o mar, mas consegue encantar por outras razões. É excepcionalmente verdejante e é banhada pelo maior rio polaco (o Wisła). Este facto está aliás na génese do seu desenvolvimento em séculos passados, quando o rio tinha um papel fundamental no comércio (entenda-se que nessas alturas conseguiam sacar impostos à fartazana). E onde há guito, há judeus. Ou melhor, houve, uma vez que até ao início da II Guerra Mundial, 50% dos habitantes eram judeus.
Coloco só aqui algumas fotos, e de cada vez que vejo as da praça central, é dificil não reparar na salganhada/variedade de arquitectura dos edifícios.

2 comentários:

PM Misha disse...

kazimierz é muito bonito, admiravelmente bonito se comparado com as aldeias que eu encontrei até agora.

fui lá assistir a um concerto do carlos do carmo nas ruínas do castelo e fiquei fã desta vila à qual quero voltar para um fds de descanso.

curiosidade: foi em kazimierz que apanhei a maior tempestade da minha vida, medonha!!

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Estarei em Kazimierz em breve !