terça-feira, outubro 16, 2007

E vão três....apartamentos na Polónia

Para que não se pense que o blog morreu, espero conseguir voltar a escrever ao ritmo que vinha escrevendo até aqui. Este interregno deveu-se sobretudo a uma mudança de cidade (agora Poznań - que para os ignorantes em geografia polaca fica a meio caminho entre Varsóvia e Berlim, ou entre Moscovo e Paris). Portanto, isto traduziu-se em procurar de novo palheiro onde me abrigar. Para descontentamento meu, verifico que os preços por aqui tão taco a taco com Cracóvia. Depois de pesquisas em www.gratka.pl/dom, www.szybko.pl, http://oferty.gazetadom.pl/oferty, não consegui encontrar o que procurava. A saber, uma casa decente, cujo anúncio fosse por parte de um particular. Assim sendo, e porque tinha bastante urgência, fui vítima do roubo legal das agências imobiliárias. Tive de pagar um mês de renda a uma agência, para alugar o apartamento que me pareceu interessante (e sim, o dono do apartamento, também paga à agência, mamando a mesma dos dois lados - CHULOS).
Referência final ao facto de por uma casa cujo preço suplanta em larga escala o salário mínimo nacional polaco, eu não ter direito a uma porra de uma cama (tenho sim um bem muito mais essencial como é a máquina de lavar louça). E quando tive a audácia de perguntar ao dono: "atão, não se consegue orientar para aqui uma caminha?", a resposta de espanto que tive foi algo de "cama? então tens ai dois sofás". Pois, então no dicionário português-polaco, cama deve vir traduzida como sofá-cama. Que me*#a do camandro.

7 comentários:

Fernando Pires disse...

lol! Uma questão... Qual é o salário mínimo da Polónia?

António Rebordão disse...

Boas novas tens contado. Poznan é fenomenal e definitivamente é um óptimo sitio para se viver - uma cidade cheia de vida e animação. Estás cheio de sorte (ou melhor, que a tua ambição te continue a levar longe, pelo sonho é que vamos). Aproveita e que a saga continue.

Há uma pizzaria fantástica perto da praça principal chamada Sorella (tem website). Na praça há uns crepes muito bons no Dramat (praça principal) e perto do Stary Rinek há duas casas de chá (uma é a Zlewona Varanda (Casa Verde acho eu) e a outra casa é a Nowa Zlewona Varanda) Não tenho a certeza se escrevi bem os nomes mas os sitios são óptimos. Aproveita bem!

Abraços

Lena disse...

Oh nando cm é pensava que já com tanto tempo de Polonia, ja devias saber que o sofá é mais requisitado que a cama!
Boa sorte, bjs

Rui Vilela disse...

Chegaste a procurar aqui?

http://pl.green-acres.com/pt/

Anónimo disse...

@ Fernando Pires

Salario minimo - cerca de 250 euros
Salario medio - 750 euros

mz disse...

A velha questąo das camas na Pol'onia, nąo 'e? as dores de cruzes vąo continuar :)
Quanto aos locais a visitar... eu nunca fui a Poznan, mas o Lizard King parece-me um bom s'itio a ir, eh eh eh.

Geraldo Geraldes disse...

Boas tardes a todos. Quanto a ti Pires, o Porciak atentamente já respondeu. Quanto ao site que sugeriste Rui, não o conhecia (obrigado). Quanto às dicas para viver em Poznan, ainda não as experimentei António, mas francamente pah, casas de chá, uhm, não tou para ai virado (muito preconceito à mistura).
Quanto às meninas Lena e Maria beijokas para vós as duas nos países respectivos onde estão :p. Mas Lena, nunca me conseguirei adaptar à porra dos sofás. E "Maria", irei estar atento ao Lizard King para ver se vejo umas certas e determinadas pessoas por lá. ciau a tutti, e desculpem um pouco da desatenção ao blog.