terça-feira, outubro 30, 2007

E assim acontece em Poznan - cabras

Já lá vai quase um mês a viver em Poznan, e ainda não tinha falado da maior atracção turística do burgo, aquilo que toda a gente que visita a cidade ouve ou ouviu. As cabras. E afinal o que são as cabras? Bem, a historieta essa não a vou contar, também não interessa muito. A realidade é que todos os dias, ao meio dia, um relógio na praça central activa um mecanismo em que saiem duas cabras de madeira, que ao jeito de cucos, dão marradas uma na outra, 12 vezes. Eu, como fui obrigado, tive de assistir a esta parolice. Que uma pessoa que esteja a passar por ali, e por acaso seja meio dia, admito que seja razoável parar uns momentos para observar. Agora, fazer daquilo uma quase atracção turística, oh meus amigos. Ao menos em Cracóvia, trabalhava-se a sério. De hora a hora, todos os dias, lá ia um desgraçado tocar um clarim numa torre de uma igreja. Agora aqui, é um mecanismo automático, e as cabras nem um pio (salvo seja) dão. Não admira pois que Cracóvia atraia muitas mais pessoas em termos de turismo, e francamente, não é com relógios com cabras que se atrai multidões. Mesmo assim, ainda há labregos (eu incluido) que perdem tempo, dão cabo do pescoço, e fotografam este evento fenomenal.

5 comentários:

Unknown disse...

As cabras....Porra nunca as vi!!!
E não tenho ideia de as ver...Mas a minha Mãe vem cá em Novembro.... Se calhar vou ter que ir ao castigo!!!ehehhe

Abraço e vamos falando :)

Anónimo disse...

Durante os 6 meses que aí vivi devo ter visto as cabras umas duas vezes! Era muito cedo... ou tarde... depende da perspectiva! :-)

Rui Vilela disse...

Isso é um must em Poznan, em Lodz às 12h há um homem que vem à varanda da câmara, coloca a bandeira de lodz, e toca o hino da cidade com uma corneta.

dreja disse...

Tiago - point taken - 14 e muito, muito cedo :)

Anónimo disse...

eu vi! eu vi! eu vi!! :D