De acordo com notícias recentes, a Lanidor pretende entrar no mercado da Polónia no primeiro semestre deste ano. Para quem não saiba, a Lanidor é uma marca de pronto-a-vestir feminino. Sem dúvida que para Portugal é positivo saber que há mais empresas interessadas em apostar na internacionalização e esta empresa já está presente em cerca de 12 países.
Agora a questão é a seguinte: necessitará a Polónia de uma marca de vestuário cujas principais clientes são as portuguesas? É que como sabemos o sentido estético das portuguesas (e portugueses) relativamente a moda não é muito variado. Será que o mundo quer que haja mais polacas a andar sempre de calças, calças, e pronto uma ou duas semanas por ano de vestido ou saia? E as malhas, será que isso vende na Polónia ou mais vale nem carregar o camião com isso? E saberá a Lanidor produzir saias com o tamanho certo que o mercado polaco procura? Ou devido à diferença de altura das compradoras, o que em Portugal é um vestido, na Polónia será vendido como saia? Tough questions....
4 comentários:
Penso que estas marcas têm equipas que fazem estudos de mercado nos diferentes países onde se querem instalar, e só depois, segundo o relatório final da análise, decidem a entrada ou não nesses mercados.
Parece-me inclusivamente mais fácil trabalhar para corpos eslavos do que para os latinos. A nossa mulher é de perna curta, regra geral, o que as torna menos elegantes (para não falar no Bigode etc.... Por isso é que as mulheres portuguesas jovens são sempre mais atraentes ao volante do que fora dos carros....
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