Para quem ainda pense que exportar produtos portugueses para a Polónia passa por enfiar umas quantas paletes de produto num camião e como o país é grande e está em crescimento marcha tudo, desengane-se. Mais ou menos por acaso encontrei um estudo de caso sobre a internacionalização do Compal Essencial para o mercado polaco em 2008 que lido na diagonal me pareceu bem interessante.
Sendo a Compal, tentaram fazer as coisas com o mínimo de lógica e nesta entrada de mercado aliaram-se a um parceiro local. Pese embora esse facto, com uma estratégia de preço tramada (preço superior em 25% ao líder de mercado) e distribuição no mínimo questionável (ter um produto premium à venda em cadeias discount), as coisas não correram bem no início. Ignoro se ainda continuam na Polónia, se mudaram de estratégia ou se sairam mesmo. Pese embora o estudo seja específico dos concentrados de fruta, julgo que a perspectiva geral poderá servir de base para análise a outros produtos de grande consumo portugueses que se queiram vender na Polónia (p.ex. azeite, vinho....ou mesmo pasteis de nata).
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