sábado, outubro 27, 2012

Gente da minha terra Polónia

Com uns quantos meses de atraso, mas aqui está. Pérolas como: " Sabem quem nasceu aqui na Polónia? O Karol Jósef Wojtyla. O papa João Paulo II. É que eles têm esta característica. Gostam de mudar o nome para ficarem mais comerciais.  Nisto e no mau gosto para o guarda roupa são iguaizinhos aos cantores pimba."

terça-feira, outubro 16, 2012

Bilhetes avião Varsóvia

Para os nortenhos mais inveterados que estão sempre a dizer que o melhor vai sempre para Lisboa e para os mouros, bom, nem tudo. Nas viagens de avião os alfaces pagam bem mais. Neste exemplo, ir um fim de semana prolongado até Varsóvia (saída numa 6ª de manhã ou numa 5ª ao fim da tarde e vinda numa 2ª feira) em Janeiro, quem use o aeroporto do Porto consegue metade do preço (100 eur). Isto se gostar de fazer escalas de uma noite para a outra. O que pode ou não implicar uma dormida num aeroporto. 

Um lisboeta ainda pode ir até Barcelona via Vueling e a partir daí procurar ligação para Varsóvia, mas dificilmente baixará dos 170/180 eur. 

E o mesmo se aplica ao caso de Cracóvia. Para as mesmas datas, Ryanair Porto-Milão Bergamo-Cracóvia: 100 eur.  Lisboa até Madrid via Iberia e depois no dia seguinte através da Ryanair: 195 eur.   Moral da história é que para ir até à Polónia pelo menor preço possível, compensa apanhar um comboio de Lisboa até ao Porto. 


quinta-feira, outubro 11, 2012

Biedronka vinhos portugueses promoção

" A cadeia de lojas Biedronka, de 10 de Outubro a 7 de Novembro, lança campanha promocional de vinhos e produtos alimentares, apresentando uma oferta seleccionada dos produtos pelas respectivas regiões portuguesas: Minho, Douro, Beiras, Tejo, Estremadura e Alentejo. Uma pequena introdução ao tema dos vinhos portugueses foi feita pelo redactor chefe da mais conceituada revista polaca de vinhos “Magazyn Wino”. Aqui está o folheto.

Os vinhos seleccionados pela Biedronka são:
Minho: Loureiro Vinho Verde DOC (branco),
Douro: Quadrifolia Douro DOC (branco e tinto), Porto Tawny, Martinez LBV
Beiras: Montanha Reserva (branco, meio-seco, espumante), Boas Vinhas Dão DOC (tinto), Qynas VR Terras do Dão (tinto)
Tejo: Falua VR Tejo (tinto), Nova Safra (tinto)
Estremadura: Confidencial VR Lisboa (tinto, branco, meio-seco), Félix Rocha VR Lisboa (tinto, branco, meio-doce), pedras da Monte Península de Setúbal (tinto), Ventus Portugalis (tinto, meio-doce)
Alentejo: Pé Tinto (tinto, meio-seco), Lóios Reserva VR Alentejano (tinto,branco), Régia Colheita DOC (branco), Fado VR Alentejano (tinto, branco, meio-seco), Arco do Esporão DOC (tinto, branco), Monsaraz Alentejo DOC (tinto), Tapada d´Elvas VR Alentejo (tinto) e Monte Velho (tinto e branco)
Todos os vinhos levam uma curta descrição da região de origem e uma sugestão de modo de servir. Alguns dos vinhos são recomendados por um dos melhoresSommeliers  polacos, Tomasz Kolecki-Majewicz.
Da oferta dos produtos alimentares portugueses constam azeite Gallo, pastéis de nata, bolachas Maria, queijos Saloio, lulas da Gelpeixe e licor da amêndoa amarga."

sábado, outubro 06, 2012

Kinga Rataj fadista polaca

Uma polaca a cantar fado é menos natural do que uma portuguesa a tocar Chopin. Mas Portugal tem em Kinga Rataj uma excelente promotora do fado na Polónia. Como se vê no vídeo, a alma e o talento está lá. A guitarra portuguesa é que é substituída pelo piano/orgão. Não se pode ter tudo.

  

quinta-feira, outubro 04, 2012

Salários na Polónia SSC - BPO















Para quem ande à procura de trabalho pela Polónia, ficam aqui uns valores indicativos dos salários pagos em SSC/BPO (shared service centers e business process outsourcing) para algumas cidades na Polónia. Assumo que estes salários são para nativos da Polónia, sendo que as empresas poderão ou não oferecer um valor extra para quem seja nativo de Portugal. Tudo depende da oferta e da procura e se para a função é mesmo necessário um nativo.