domingo, fevereiro 27, 2011

Guia Mabor - Bares VII

O Paparazzi de Varsóvia é um bar com boa pinta localizado mesmo no centro da noite da cidade, e um bom sítio para começar (para quem goste deste ambiente). A clientela é basicamente constituída por polacos wannabes, expatriados e louras à busca de sponsors. Consta que têm muito bons cocktails! Abaixo deixo duas opiniões (em inglês) de clientes que encontrei na net, que corroboram a minha opinião:
- "..Think of a nice big airport bar, stuff it full of wannabees instead of people actually going anywhere. More meat than Smithfield Market! Any place filled with copies of old moviestar photos certainly ain't worth the bother..."
- "....a bit poshy place, but omg their drinks are good. the best long island ice tea in town! oh yeah and waitresses are the best in town too :)...".

Guia Mabor - Restaurantes VII

No espectro oposto aos "restaurantes" de Varsóvia que abordei há uns meses atrás, é a altura para falar dos restaurantes de Sushi. E uma das cadeias de restaurantes de sushi mais conhecidas na Polónia são os Sakana sushi bar. Estão presentes em Cracóvia, Poznań, Wrocław, Katowice e têm dois em Varsóvia. 
Como perfeito leigo na matéria, apenas me lembro de ouvir dizer que dá para ir fazer uma refeição por cerca de 50-60 pln sem ficar com muita fome (porque sendo sushi, não me venham com tretas que não se fica com fome depois de comer umas algas e uns pedaços de peixe cru). Vi que por exemplo que um sashimi (o que quer que isso seja) pode ficar por 30 pln e uma sopa 14pln.
Para quem se esteja mesmo nas tintas para sushi, mas queira só fazer figurão de yuppie, também existe a opção do body-sushi, como por exemplo no Yoko Sushi.

domingo, fevereiro 20, 2011

Endereço Desconhecido - RTP2 - Polónia

Para quem não viu o programa, aqui está o link. 30 minutinhos de Polónia, focados em Varsóvia e Cracóvia.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Lanidor na Polónia. Boa ideia?

De acordo com notícias recentes, a Lanidor pretende entrar no mercado da Polónia no primeiro semestre deste ano. Para quem não saiba, a Lanidor é uma marca de pronto-a-vestir feminino. Sem dúvida que para Portugal é positivo saber que há mais empresas interessadas em apostar na internacionalização e esta empresa já está presente em cerca de 12 países.
Agora a questão é a seguinte: necessitará a Polónia de uma marca de vestuário cujas principais clientes são as portuguesas? É que como sabemos o sentido estético das portuguesas (e portugueses) relativamente a moda não é muito variado. Será que o mundo quer que haja mais polacas a andar sempre de calças, calças, e pronto uma ou duas semanas por ano de vestido ou saia? E as malhas, será que isso vende na Polónia ou mais vale nem carregar o camião com isso? E saberá a Lanidor produzir saias com o tamanho certo que o mercado polaco procura? Ou devido à diferença de altura das compradoras, o que em Portugal é um vestido, na Polónia será vendido como saia? Tough questions....  

domingo, fevereiro 13, 2011

Sistema de ensino da Polónia

No esquema de cima encontra-se representada de forma simplificada a maneira como está organizado o sistema de ensino na Polónia. Para não ser maçudo e porque também não domino muito bem o tema, deixo só alguns tópicos do que pude ler.
- Apesar da pré-escola não ser obrigatória, cerca de 60% das crianças polacas entre os 3 e 6 anos frequentam-nas. Sim porque, só no início do próximo ano lectivo as crianças passarão a entrar na escola primária aos 6 anos (actualmente fazem-no aos 7).
- A escolaridade obrigatória dura 10 anos, incluindo um chamado ano zero (zerówka), 6 anos de primária e mais 3 anos chamados gimnazjum.
- Depois disto, existem várias hipóteses para o ensino secundário. O liceu normal (3 anos), o liceu especializado (3 anos), escola técnica secundária (4 anos). Ainda existem outras possibilidades como se pode ver pela figura.
- Para quem queira entrar no ensino superior, tem de fazer um exame chamado “Matura”, que tem uma componente de exame externo escrito e avaliação oral pelos professores da escola. Além disso, existem outros exames que podem ser necessários na selecção para o ensino superior.
- No ensino superior existem basicamente duas possibilidades. Há uma vertente de estudos superiores profissionais (3 ou 4 anos) que possibilitam a obtenção do título de licenciado (e.g. em Economia) ou de engenheiro. Ou então, os mestrados (5 ou 6 anos).

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Top of the Poles IX

Esta música já tem uns três anitos, mas recordo-me de a ter ouvido algumas vezes enquanto na Polónia. Chama-se Close your Eyes, de um tipo chamado Smolik com uma uma Kasia. Para me poupar o trabalho, aqui está uma curta biografia dele, sendo de relevar a extrema originalidade com que ele intitulou os seus quatro albuns: Smolik 1, Smolik 2, 3 e 4.