quarta-feira, julho 30, 2008

Falhas de comunicação com a Polícia

Situação: Vou a guiar numa estrada qualquer pelo sudeste polaco, a pisar um pouco no acelerador, mas sem excessos dentro das localidades. Acabo de fazer uma curva e numa recta de uns 600/700m a descer está lá uma placa que a mim me parecia dizer inicio de concelho. Abrando para uns 90 e picos e Páás: polícia com pistola-radar, e encosta moço! Saltando detalhes, e (se calhar feito nabo por não falar apenas inglês) dialogando com eles em polaco, a informação de que vinha a 91km/h numa zona de 50km/h. Quando eles me apanharam a 91km/h não havia uma barraca sequer em redor (só 500m à frente, e apenas duas casas). Mas não me valia a pena estar a por em causa se aquilo era uma localidade ou não, pois esse seria um jogo viciado.
Fiz portanto, o que as regras de cortesia mandam. Juntamente com os documentos do carro, estava uma notinha de 100PLN. Para meu aborrecimento não lhe tocaram, lá continuou a escrivinhar e depois lá me diz um deles:
Polícia- Pois, o que o senhor fez dá direito a x pontos, e a uma multa de 300 ou 400PLN. Quanto é que prefere pagar?
Eu- 300, claro.
Polícia- Tem dinheiro consigo?
Eu- uhm.....uhm....300 não tenho. só tenho 200. Então como é que vamos fazer?
Polícia- Ah, daqui a uns 5km há uma caixa multibanco....
Então, eu subo a parada de uma possivel "contribuição pessoal" para os 200pln, e mesmo assim eles não aceitam? Que porra, tinham logo de me calhar polícias certinhos.
Ps: ainda ouvi deles o comentário "epá, nunca tinhamos mandado parar um português. Franceses, Alemães, mas nunca um português". Estive quase vai não vai para dizer parabens. Não disse.

6 comentários:

Rui Vilela disse...

Já viste quanto vale 100PLN em Euros, já não é suficiente :)

Anónimo disse...

A keyword era "Luís Figo"...

Anónimo disse...

A minha mulher tem um familiar que é polícia e assim vou obtendo algumas informações interessantes! Ó Geraldo levanta a mão a Deus com esse truque da nota! Hoje em dia os policias estão de tal forma acossados pelas procuradorias que nem se atrevem a pegar em libras esterlinas! lol

A única multa que tive foi num tramway por causa de uns minutos a mais no bilhete. Um homem e uma mulher mandam-nos parar, pedem o bilhete e a fulana diz para a minha mulher (na altura namorada) "aposto que vai para as comprinhas para Varsóvia não é?" (dor de coto)e toma lá que levamos 100 PLN de multa! Ainda a mandei para a palavra que rima com alho e mandei-lhe um olhar de árabe alucinado mas os 100 selotes foram-se...

Anónimo disse...

Huummmmm!

Uma informação util aos "navegantes" pelas belas estradas Polacas!!!

Eles só apanham notas amarrotadas esquecodas no chão!!!!

Anónimo disse...

Sou do Brasil e estou a conversar com uma amiga polaca a pouco tempo, pelo last.fm. Gostei muito de ler as histórias do teu blog. Parabéns pelas aventuras (ou não! =D)

Anónimo disse...

Sou do Brasil e estou a conversar com uma amiga polaca a pouco tempo, pelo last.fm. Gostei muito de ler as histórias do teu blog. Parabéns pelas aventuras (ou não! =D)